20110701

Por que praticar Yoga?

Momento de alongamento e relaxamento

por Adriana Vieira

Yoga faz bem pra quê? Yoga emagrece? Enrijece? Acalma? Relaxa?

Bem, são muitas as questões sobre Yoga e as explicações também não são poucas. Fazer uma aula e sentir o estilo que melhor lhe cai bem é uma boa opção para que você tire suas próprias conclusões.

Existem diferente linhas de Yoga e cada uma faz bem para um certo biotipo, assim como cada professor tem também sua maneira de conduzir a aula. Mas todas as aulas devem conter os ásanas (exercícios psico-físicos), pranayamas (controle da bio-energia) e relaxamento com atenção plena, que requer o “estar consciente”.

Uma aula de yoga deve lhe trazer bem-estar após a prática.
Você não vai apenas gastar energia, e sim, direcionar essa energia aos pontos corretos de seu corpo e relaxar a mente.
A prática contínua faz com que você pare um pouco a correria do dia-a-dia e ganhe mais se conhecendo... e ficando consigo mesma!

Quando você se conhece melhor você consegue perceber os sinais que seu corpo físico lhe fornece, antes que alguma doença se instale. Você conseguirá perceber a cada dia mais, se sua postura está correta ou não, se sua respiração está curta e ofegante (o que aumenta o nível de cortisona no corpo, aumentando o stress), ou se está calma e profunda. Como deveria ser sempre com a atenção total que você deve ter em cada movimento e aprendendo a conduzir sua respiração, você já vai começar a sentir os benefícios dessa prática milenar.

O processo vai se intensificando. Quanto mais você praticar mais facilmente vai encontrar de volta seu próprio eixo, respeitando seus limites, percebendo suas qualidades e desbloqueando alguns pontos de energias que podem estar estagnados. Resultado: mais saúde!

Os ásanas são um meio de nos conhecermos mais. Existem posturas de equilíbrio, torção, flexões, extensões e todas elas requerem uma manutenção. O meio para que se chegue a cada postura é o passo mais importante, e não o resultado. Estar concentrado em fazer a postura (ásana + respiração) é de total relevância. Os resultados vêm pela continuidade da prática.

Os pranayamas nos levam a manter esse “foco de atenção plena”. A capacidade respiratória vai sendo expandida e assim, nos tornamos mais calmos e com pensamentos mais lúcidos.

Com a mente focada deixamos os outros pensamentos, aqueles repetitivos e que apenas nos atormentam, cada vez mais de lado, para que nossa concentração esteja 100% no momento presente.

Numa aula de Yoga trabalhamos o corpo físico, o corpo energético, o emocional e a mente consciente e inconsciente. Então, achar que o Yoga apenas emagrece ou enrijece os músculos é subestimar essa prática.

O Yoga faz muito mais do que isso. Mas nada melhor do que você mesma comprovar.

Namastê e boa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário