20110602

O vício de ter sensações

Quer saber se você é viciado nas suas sensações?
Link aqui. Tem mais 9 'joguinhos' para brincar com as suas faculdades mentais de percepção e propriocepção.
Estamos sempre em busca de impulsos, sejam sensoriais, mentais, imaginários, reais.

Quanto mais impulsos temos, mais queremos ter, até sobrecarregar nosso sistema e ficarmos cansados, insones, adoentados pois não fomos ensinados a tirar proveito deste mecanismo saturador para descansarmos, nos reabastecermos de energia vital (essa de mover os músculos que movem os ossos, essa de estabelecer a conecção entre os neurônios). É um tipo de estresse que se torna crônico, e que pode ser desmontado.

Neste mar de impulsos sensoriais de percepção e propriocepção, acabamos perdendo a noção do que é verdadeiro (um impulso que traz uma informação real do corpo ou do meio ambiente) e do que é irreal: ficamos neuróticos. Quem cede a toda impressão mental, acaba vivendo uma vida de ilusão.

O Hatha Yoga usa esse mesmo mecanismo de saturação para reabastecer, para descansar, para fazer a saúde da mente e do corpo, para a mente se tornar mais objetiva e criativa, para fortalecer a memória. E também para distinguir o que é um impulso necessário, real, verdadeiro, do impulso irreal. Quando reaprendemos esta distinção, começamos a economizar energia (aquela da contração muscular, da conecção dos neurônios) e pode sobrar para fazer mais coisas, para não pegar gripe toda hora, para ser mais assertivo e criativo.

Quando isso acontece?
Acontece quando fazemos os aasanas=posturas e olhamos nosso corpo (ou partes dele) e vemos que a posição em que colocamos nosso corpo ou a parte dele não combina com a impressão sensorial que temos em mente: nosso sistema de propriocepção está nitidamente descalibrado. Por esse motivo, fazemos a maior parte dos aasanas de olhos bem abertos, nos observando, sendo observados e prestando atenção.

Um outro momento em que isso acontece é quando relaxamos e os sentidos se recolhem ( é uma propriedade natural do sistema de percepção e propriocepção: se 'cansamos', se super-saturamos este sistema com muitas informações durante a prática dos aasanas e durante o início do relaxamento, este sistema se 'desliga' por alguns momentos e relaxamos profundamente. Por esse motivo, as sensações tendem a desaparecem durante o relaxamento no final da aula.

E quando as sensações 'desaparecem', inclusive a sensação da prórpia mente, as pessoas podem ter a impressão/sensação de que 'dormiram na aula' (Oh, shame on me!) durante o relaxamento, mas podem ter alcançado  o estado de sono sem sonhos .

Este recolhimento dos sentidos é uma das 8 partes da prática do Yoga, chamado pratyahara.
Muitas pessoas estranham este fato, que pode acontecer em qualquer aula, mesmo na aula experimental, não sabem do que se trata e como não possuem conhecimento da 'tecnologia' ou da técnica apurada e certeira do Yoga e também não perguntam, acham que é 'feitiçaria' ou que aconteceu alguma coisa 'errada' ou se sentem envergonhados porque acham que 'dormiram' na aula. Quem dorme tem de ser acordado no final da aula (literalmente, pegando no pé da pessoa), não tem consciência do comando verbal que encerra o relaxamento, não volta sozinho.
 .:.

Quando for fazer sua primeira aula de Hatha Yoga, lembre-se:
  • você vai perceber que seu corpo lhe é algo 'estranho', que você não tem todo o controle mental e muscular do seu corpo e com a perfeição que você imagina;
  • o Hatha Yoga usa a fisiologia do corpo humano de maneira diferente de qualquer prática física que você já fez;
  • todos os procedimentos são seguros, garantidos por centenas de anos de prática e observação;
  • não imagine 'abobrinhas' por não conhecer a técnica. Aproveite para perguntar e conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário