20110528

Multifacetado

Quem busca a prática de Hatha Yoga pelo método Iyengar dá de cara com uma das particularidades do método que eu ainda não percebi em nenhuma outra abordagem contemporânea da secular prática do Yoga 'Vigoroso': a grande variedade de execução de um mesmo aasana. Veja como exemplo algumas maneiras de se colocar em Adho Mukha Svanaasana:
Sem acessórios
(e esse cara aí é o arquétipo do yogue, magro, alongado e 'desenhado': massa muscular sem gordura, tonificada e presente - mais do que aparente - quando é necessário o uso da força muscular)


e as mulheres também ficam com a musculatura sequinha e tonificada, mesmo quem tem retenção de líquidos (experiência prórpia) acaba secando, desde que pratique regularmente, é claro!
(E isso não depende da idade, e sim da regularidade e a quantidade de vezes em que se pratica na semana.
Para conseguir um resultado equivalente, pratique pelo menos 2 a 3 vezes por semana.
O tempo médio de resposta, para todos veres seus músculos secando e desenhando é de 2 a 3 meses.)
O mais bacana é que a pessoa fica mentalmente mais leve e mais elegante emocionalmente.


 Seguem algumas (não são todas as) variações com acessórios:

Ensina a abrir e fortalecer as articulações de pescoço+ombros+costelas, dos quadris, alonga e fortalece a coluna. A corda pode ser substituída por um cinto e um assistente.

Alonga e fortalece a coluna, auxilia quem tem excesso de peso ou pouca força nos braços (cordas).

 Alonga a coluna e massageia a parte de trás da bacia (articulação sacro-ilíaca).

Realinhamento e abre as articulações do pescoço, ombros, costelas, vértebras toráxicas.

 Abre a bacia e as costelas+ombros, alonga a musculatura ao longo de todas as vértebras da coluna, fortalece a musculatura do braço (o 'tchau', inclusive), auxilia a permanência de quem tem excesso de peso ou pouca força .

 Alonga e fortalece a musculatura posterior, fortalece os braços, massageia a articulação sacro-ilíaca, estímula a consciência e a confiança no movimento do outro, o trabalho em equipe, a cooperação, a assertividade, a solidariedade.

 Alonga a musculatura posterior, abre peito+ombros+pescoço de pessoas que possuem lesões articulares no ombro, pulsos, tendinites, excesso de peso, enxaquecas, que estão gestando, que tem pouca força ou  flexibilidade.

Alivia a dor de cabeça, fortalece os braços, abre o peito+ombros, alivia a dor postural no pescoço+ ombros.

A função de tantas variações é provocar sensações diferentes, para expandir:
seu repertório de percepção,
sua coordenação neuro-motora,
sua memória,
sua capacidade conectar informações/percepções/sensações,
sua memória quadrimensional (nas 3 direções do espaço e do tempo),
para regular/re-organizar sua percepção interna com a realidade material (= parar de achar que seu pé está alinhado quando na realidade está torto, perceber o alinhamento ou desalinhamento dos quadris, a inclinação indesejável da coluna ou da cabeça durante uma torção, por exemplos).

E também para dar oportunidade das pessoas lesionadas, pouco flexíveis física e mentalmente,  convalescentes ou em 'estado interessante' executarem e se beneficiarem sem restrições e com segurança da prática do Hatha Yoga.

Serve também para trazer integralidade, integridade, novos desafios, criatividade, curiosidade para a prática de aasanas.
Integridade = Vitalidade.

O uso de acessórios permite a todos, sem excessão, refinar a percepção neuro-motora de maneira tridimensional e executar o assana com mais assertividade. O praticante tem refina rapidamente a capacidade de alinhamento ósseo-articular e o uso adequado da musculatura, contraindo somente o músculo ou grupo muscular essencial e descontraindo e alongando a musculatura essencial, que é o foco de liberação no aasana.
.:.
O aasana é tratado como um diamante raro e precioso, que quanto mais facetas possui, mais concentra a luz em seu centro e mais a reflete para o seu exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário