20110527

Traataka

Trataka é um exercício para fortalecer os músculos e nervos ópticos, limpar e relaxar os olhos, desenvolver a memória e a concentração.( E faz parte do programa das aulas.)
É uma prática poderosa que leva a pratyahara (retirada dos sentidos), dhaarana (concentração relaxada) e dhyaana (meditação).
Mantendo o olhar fixo em um ponto se desenvolve a concentração, memória e força de vontade.
É uma maneira muito eficaz para limpar complexos e fobias e pode ser usado para aliviar a tensão nervosa, ansiedade e insônia.
Pode estacionar ou corrigir defeitos da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia).
.:.
Meu primeiro contato com o traataka foi durante a adolescência, através de um oftalmologista que ao invés de me aviar uma receita de lentes/óculos me ensinou a fazer uma parte dos exercícios musculares do traataka. Depois de 4 meses de exercícos 3 vezes por dia, ele me disse que o meu problema ocular havia regredido.
Senti muito beme star em fazer estes exercícios, continuei executando como havia aprendido e beeeeeemmmmm mais tarde, fui conhecer a técnica por inteiro, e continuo praticando regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário