20110417

Hatha <=> Forte

Para sustentar o peso de todo o seu corpo estendido sobre um dos pés, 
o que é necessário,
além de equilíbrio e coordenação psico-motora?

A prática do Hatha Yoga é desafio em movimento.
Precisa ter coragem de se enfrentar.

Existem muitos Yogas, alguns mais sentados (sentado= parado???) do que os outros.
Hatha Yoga é o Yoga vigoroso, do corpo físico, que usa os aasanas culturais para cultivar/remodelar o corpo, os padrões emocionais e mentais: a prática de assanas culturais propicia o ganho de flexibilidade e tônus e ter o poder de permanecer sentado, meditando dentro de um corpo confortável e que respira profunda e suavemente. A prática de aasanas culturais desafia de maneira sábia, generosa e gentil os limites do seu corpo e da sua mente.

A opinião superficial é que a pessoa durante a permanência em uma postura está parada.

Fazer uma postura/aasana é como andar de bicicleta:
  • mesmo quando estamos 'parados' sobre o selim, aproveitando o impulso sem pedalar, fazemos pequenos ajustes a cada instante para nos manter equilibrados sobre os pneus;
  • quando estamos sem pedalar, aproveitamos o vento, as sensações, modificamos nossa mente, nos tornamos mais velozes.
Quando entramos num aasana, muitas vezes temos de subir a ladeira dos nossos pré-juízos a respeito da técnica do Hatha Yoga, da falta de crédito que damos a nós mesmos, dos conceitos equivocados que temos sobre a capacidade de equilibrar e de auto-sustentar que o corpo de cada um de nós possui. Quanto mais conhecimento equivocado, maior a pirambeira.

Quando fazemos a permanência, por vezes sentimos medo e somos derrotados pelos conteúdos de nossa mente que mina a auto-confiança. Em outras vezes é como manter a bicicleta que já tem impulso em movimento numa pista sem obstáculos onde somos o único ciclista.

Quando saímos do aasana, se prestamos atenção em nós mesmos desde a entrada, temos uma revigorante e benéfica sensação.

Ao término de uma aula/prática, depois de vários aasanas, nos sentimos leves, revigorados, com os músculos vivos; com sentimentos equilibrados; atentos sem estresse,  e com a mente livre de pensamentos torturantes, nefastos. Com a constância e regularidade em praticar, a musculatura responde com vigor e harmonia, a pele tonifica (canha cor e juvenesce), os órgãos internos ficam do tamanho adequado e com o funcionamento correto, a pessoa amplia sau maneira de atuar no mundo enquanto se torna a morada da serenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário