20110406

'Eu sou o Āsana'


Em geral, Sthira sukham âsanam(Yoga Sutra 2.46) é traduzido como "sentado confortavelmente na postura", mas, como é que Iyengar entende este sutra através do seu conhecimento e experiência, como ele (Iyengar) nos oferece a possibilidade da vivência do aspecto espiritual da prática dos āsana quando interpreta esse sutra como "a sensação no coração espiritual deve ser 'eu não estou separado do āsana, o āsana não está separado de mim, eu sou o āsana e o āsana sou eu"?

"Este 'eu sou o āsana e o āsana sou eu' é vivencíado em cada āsana, mas como posso fazer alguém senti-lo?

Isso é algo que deve estar presente na prática experimental qualitativa. Deve-se levar esse estado de atívidado para a inteligência o a consciência, mas é impossível que outra pessoa imprima essa sensação em você [...] É necessário observar e ser absorvido. Assim, tenho certeza de que responderá essas questões sozinho, em vez de ter de me escutar. (Guruji sorri e então diz de repente: 'Aqui eu tenho uma dica.' E então apanha um livro e o coloca verticalmente sobre a mesa.)

Veja: essa é a página da frente, essa é a de trás. Imagine que a página de trás é a parte posterior da panturrilha e que a página da frente é a parte anterior: as duas páginas não estão paralelas? Da mesma forma, devemos observar o comprimento e o toque do músculo de trás e sentir o contato uniforme com a pele. Então ajustamos o comprimento do músculo da frente com o osso, para que estejam em um contato equilibrado. É assim que o estudo deve serfeito. Agora vejamos a largura da panturrilha.

A sua inteligência flui na face interna da panturrilha ou na externa? Se a inteligência toca ambas, este é um posicionamento perfeito da inteligência da panturrilha com a inteligência de quem a vê. Então você está no āsana e você é o āsana. Isso é sthira sukham āsanam. Significa que você deve ajustar dessa maneira cada parte do corpo, de forma paralela às outras, e que o observador se acomodou confortavelmente em cada célula e em cada parte do corpo. (Gurují sorri.)"

O āsana como adoração
"Em um āsana perfeito, a consciência tende a se interiorizar. Ela está sob um estado centrípeto. Nesse estágio, o esforço acaba e a consciência começa a se espalhar por todo o ser, como a água se espalha igualmente sobre o chão, Esse é o estado centrífugo da consciência. No āsana, o indivíduo deve aos poucos perceber essa sensação conectando toda a superfície do corpo com o centro e vice-versa. Se o estado centrípeto é dhāranā, o estado centrífugo é dhyāna. Então devemos espalhar o estado centrípeto de forma harmoniosa por todo o corpo, transformando dhāranā, em dhyāna.

A prática dos āsana, para mim, é como uma adoração. Os santos adoram a Deus, Na minha prática, eu adoro os ãsana como uma divindade. Se alguém pode entender o que digo, então pode ir além do âmbito da moldura física com inteligência clara e consciência limpa afim de vivenciar a essência da vida."

Adaptação das páginas 126 e 127 do livro 'A Sabedoria e a Prática do Yoga', B. K. S. Iyengar.
Compare e coordene com o que disse André Van Lysebeth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário