20101026

Pescaria: Yoga VS Pilates

Yoga VS Pilates

Você saberia me dizer a diferença entre pilates e yoga?

A verdade é que alguns profissionais (inclusive meus colegas fisioterapeutas)falam do pilates como ferramenta para tratamento de problemas de coluna e veem o yoga bem distante deste proposito! Aos que pensam assim, infelizmente informo que estao equivocados!

O pilates e o yoga tem mais semelhanças do que diferenças, isso sim de fato tem! Posso mostrar pra voces...


O metodo PILATES de condicionamento físico foi criado por Joseph Hubertus Pilates (1880 – 1967). Joseph Pilates era um alemão que, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira-de-rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental(yoga). Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

O YOGA é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.


As Técnicas do Yoga

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:

Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.


Compare as seguintes posturas de Pilates e de Yoga:

PILATES: POSTURA DA PONTE
YOGA: SETUBANDHASANA




PILATES: SHORT AND LONG SPINE (VELA CURTA E VELA LONGA)

YOGA: SARVANGASANA /VELA
PILATES: MONKEY (MACACO)

YOGA: Urdhva Mukha Paschimottanasana


















Perceberam algo em comun? :)

Segundo pesquisas, a Yoga e o Pilates têm se mostrado como duas formas muito eficientes para diminuir dores nas costas. É muito importante observar que existem diferentes tipos de problemas de coluna e um determinado exercício com excelentes resultados para um problema pode ajudar pouco ou não ter nenhum efeito num outro, podendo até mesmo prejudicar.

Um bom exemplo é quando existem partes da coluna apresentando pouca mobilidade normalmente região Torácica, nesses casos a região Lombar acaba ficando instável e propensa a lesões pelo excessivo uso destas vértebras ocasionado pelas atividades diárias, para compensar a falta de mobilidade da região Torácica. Quando em aula, se esse indivíduo realizar um exercício de rotação de tronco, sem ser feito um trabalho de conscientização e controle para limitar e estabilizar a rotação na lombar e aumentar a rotação na região torácica onde existe uma rugidez, a Lombar pode acabar se lesionando ou agravando um problema já existente. Veja bem que, pessoas com limitações de torácica e hiper mobilidade de lombar correm grande risco de sofrerem patologias mais sérias na lombar e, o exercício de rotação seria extremamente benéfico caso sera corretamente executado para corrigir esta deficiência.

Por isso, é importante que as pessoas portadoras de patologias ou dores musculares, antes de tentar se aventurar em casa, seguindo livros ou fitas, procurem um profissional habilitado para que aprendam corretamente os movimentos.

Na verdade a eficiência da prática da Yoga ou do Pilates vêm do desenvolvimento de um senso mais apurado de consciência corporal, dando chance ao corpo de se movimentar e responder de novas maneiras. Você passa a perceber o que a sua coluna está fazendo, vai alongar os músculos que estão tensos e encurtados e vai fortalecer os que estiverem fracos e instáveis.

Negritos são meus.
Comento:
Iyengar e Pilates são contemporâneos.
O método adotado por Iyengar faz uso de coisas que chamamos acessórios (e por isso, este método é chamado de Yoga da mobília) assim como o método Pilates. Vai ver o uso de coisas facilitadoras do movimento coordenado e correto estava no ar na época deles e ambos se oltaram para esta mesma direção, embora cada um a seu modo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário