20101026

O Domínio dos sentidos

'Como consequência de um amor mal compreendido, os pais dão a seus filhos uma alimentação variada, estragando a saúde e criando neles gostos artificiais. Quandoas crianças se tornam adultas, seus corposjá estão doentes e o paladar pervertido. As consequências nefastas dasta fraqueza durante os primeiros anos nos atormentam a cada passo; gastamos muito dinheiro e somos presa fácil da medicina.
A maior parte de nós, ao invés de dominar os órgãos dos sentidos, torna-se seu escravo. Um médico de longa experiência dizia, um dia, que jamais vira um homem são. O corpo é prejudicado cada vez que se come muito, e tal prejuízo só pode ser reparado - em parte - pelo jovem.

Mohandas Karamchand Gandhi, em Cartas a Ashram, pag.38.
(tsc, Gandhi faleceu em 1948... )



Comento:

Concordo em parte.

A alimentação inadequada ( constituída essencialmente de produtos refinados, congelados, muito elaborados) deteriora toda a estrutura do ser humano. Quando teclo toda, é toda mesmo: degenera os tecidos e as funções do corpo, pervertendo o metabolismo, as emoções, os sentimentos, os pensamentos. O pior é que uma ação alimenta a outra, e sustenta uma espiral destrutiva.

A pessoa que se dispõe a praticar Hatha Yoga paulatinamente remove de si mesma os hábitos repetitivos, os pensamentos recorrentes, os pré-conceitos e pré-juízos e passa a se dar possibilidade de novas ou renovadas escolhas, mais próximas da vida plena, da saúde. Basta apenas se dar a oportunidade de começar a praticar, de vencer a inércia, a preguiça e deixar de lado o equívoco de julgar o que é desconhecido como se fosse algo já experimentado (viparyaya) e os condicionamentos (samskaras).

Praticar hatha Yoga é tonificar o corpo, reestruturar o metabolismo e descondicionar o comportamento, ventilar a mente.

Praticar Hatha Yoga é desafiar suas convicções e paradigmas, não se trata apenas de uma atividade biomecânica, e por isso, numa sala de aulas, percebemos tantas pessoas relutantes diante de si mesmas, elucubrando mentalmente e resistindo a enfrentar os desafios que os aasanas oferecem de uma forma natural e espontânea.

Além disso, a constãncia na prática de aasanas (posturas) vai limpando/purificando (Sauch )  o conteúdo celular, restaurando o metabolismo natural da célula e, a partir da recuperação da saúde da célula, re-estabelece a saúde física, emocional e mental da pessoa. Por isso, praticar regularmente Hatha Yoga traz contentamento (Santosha), e traz beleza (Kânti = beleza física, que é considerada um dos sinais da prática correta do Yoga, que ocorre como resultado da intensificação da atividade do prana no corpo).

Coma correto e mova-se com Consciência.

Um comentário:

  1. Joana Mattos Constante10 de dezembro de 2012 às 12:10

    Parabéns pelo seu blog, ele se encaixa aos meus pensamentos!

    ResponderExcluir