20101007

Esclarecimentos sobre Yoga


Yoga
por Sri Swami Sivanandaji Maharaj

'Yoga é um sistema prático perfeito de auto-cultura. Yoga é uma ciência exata. Sua meta é o desenvolvimento harmoniosos do corpo, mente e alma. Yoga é voltar os sentidos do universo de objetos e a concentração da mente para o interior. Yoga é a vida eterna na alma e no espírito. Yoga têm como objetivo o controle da mente e de suas modificações. O caminho do Yoga é um caminho interno o qual o portão é o seu coração.

Yoga é a disciplina da mente, sentidos e corpo físico. Yoga ajuda na coordenação e controle das forças sutis no interior do corpo. Yoga traz a perfeição, paz e felicidade sempre-duradoura. Yoga pode ajudar nos seus negócios e na sua vida diária. Você pode ter tranquilidade da mente durante todo o tempo com a prática do Yoga. Você pode ter um sono tranquilo e revigorante. Você pode aumentar sua energia, vigor, vitalidade, longevidade e elevar seu padrão de saúde. Yoga transforma a natureza animal na natureza divina e te elevará ao cume da divina glória e esplendor.

A prática do Yoga lhe ajudará a controlar as emoções e paixões e lhe dará o poder para resistir as tentações e para remover os elementos pertubadores da sua mente. A yoga lhe permitirá manter sempre uma mente balanceada e sem fadiga. Lhe dará serenidade, calma e uma concentração maravilhosa. lhe permitirá comunicar-se com o Senhor e então atingir o summum bonum da existência.

Se deseja obter sucesso no Yoga, você terá de abandonar os prazeres mundanos e praticar Tapas (austeridades) e Brahmacharya (continência sexual). Você terá de controlar a mente com destreza e cuidado. Você terá de usar métodos inteligentes e de julgamento para controlá-la. Só você utilizar a força, ela se tornará mais turbulenta e descontrolada. A mente não pode ser controlada pela força. Ela vai pular e se dispersar cada vez mais. Aqueles que tentam controlar a mente pela força são como os que tentam amarram um elefante furioso com um fino barbante de seda.

Um Guru ou preceptor espiritual é indispensável para a prática do Yoga. O aspirante no caminho do Yoga deve ser humilde, simples, calmo, refinado, tolerante, misericordiso e gentil. Se você está curioso para obter poderes paranormais, você não terá sucesso no Yoga. Yoga não consiste em sentar-se de pernas cruzadas por seis horas seguidas ou parar seus batimentos cardíacos ou até mesmo enterrando-se sob a terra por uma semana ou um mês.

Auto-suficiência, impertinência, orgulho, luxúria, nome, fama, natureza auto-confidente, obstinação, idéia de superioridade, desejos sensuais, más companhia, preguiça, comer demais, trabalhar demais, se misturar muito, falar de mais são alguns dos obstáculos no caminho do Yoga. Adimita seus erros livremente. Quando você está livre de todas estas características malígnas, Samadhi ou união virá por ela mesma.

Pratique Yama e Niyama. Sente-se confortavelmente em Padma ou Siddhasana. Restrinja sua respiração. Prive-se dos sentidos. Controle os pensamentos. Concentre-se. Medite e atinja Asamprajnata ou Nirvikalpa Samadhi (união com o Ser Supremo).

Que você brilhe como um brilhante Yogui pela prática do Yoga. Que você sinta a bem-aventurança do Eterno! '


Comentando:

O caminho do Hatha Yoga é um caminho interno o qual o portão é seu corpo e a tramela é o seu coração.
Para algumas pessoas, ainda tem um depósito de detritos não recicláveis que pode ocupar toda a calçada bem em frente ao portão, cujos componentes fundamentais são a caretice ( crendices + paradigmas + crenças + dogmas ) associada à preguiça nossa de todo o dia.

Um Guru ou preceptor espiritual é indispensável para a prática do Yoga.
Mesmo quando você não tem uma pessoa presente fisicamente que te ensine, você pode recorrer aos estudos de outras pessoas reconhecidas como luminares ( guru = aquele que afasta as nuvens) observando que nem tudo que reluz é ouro.
Quem pratica com foco em alinhamento pode usar uma câmera como o olhar do professor (alguém externo que observa) para filmar sua prática e se corrigir.
 
Sente-se confortavelmente em Padma ou Siddhasana.
Uma das funções de praticar aasanas culturais é nos dar a possibilidade de conseguir ficar sentado em paz por pelo menos 20 minutos para meditar, sem prender a respiração e sem entrar em estado de com-dor: com dor na lombar, com dor nos ombros, com dor no joelho, com dor no pescoço, com dor de cabeça, com a perna 'dormindo',...
Para meditar em movimento usamos a sabedoria do Método Iyengar, associado ao Sistema Laban Batenieff e à tecnica de Klauss Vianna.
 
Eu trocaria algumas palavras, para melhor compreensão:
austeridades por volição, força de vontade que leva à evolução, prática firme e constante;
continência sexual por recombinação dos sentidos;
Restrinja por Explore;
Prive-se por Modifique a influência ;
Controle por coordene, harmonize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário