20101010

DYS 1.7 - A Compreensão Correta


1.7 pratyaksha anumana agamah pramanani

A compreensão correta se baseia na observação direta do objeto, na inferência e na referência a fontes confiáveis (pesquisa).

pratyaksha = percepção e cognição direta
anumana = inferência, raciocínio, dedução
agamah = autoridade, validação, testemunho provado competente
pramanani = meio válido de conhecimento, provas, fontes corretas de conhecimento correto

A tradição do Yoga preconiza que você não deve acreditar no que você ouve, mas que você deve buscar a experiência direta. Este é o significado do primeiro desses três modos de conhecimento: se dar a oportunidade de ter a sua própria experiência, construir sua sabedoria através da sua percepção sensorial a respeito do objeto em questão.

A segunda maneira de obter o conhecimento correto indicada pelos Yoga Sutras é a do raciocínio, pelo qual você pode estudar o objeto à luz de sua própria inferência ou raciocínio. Recomenda-se esta forma de obter o conhecimento correto quando a informação disponível no momento é inadequada ou incompleta para a percepção sensorial, fazendo uso de outras faculdades mentais como a lógica e a memória do bem.

A terceira maneira de obter o saber irreprensível é que você procure a validação de suas observações através de alguma autoridade respeitada ou de algum testemunho digno. Esta autoridade pode ser o conteúdo te um texto reconhecido, como o Yoga Sutras, ou alguma pessoa respeitada, que tem conhecimento em primeira mão ou respeitado. Desta forma, podemos compreender conceitos, pessoas, lugares, para além de nossas experiências diretas.
Para o praticante sincero, todos os três métodos de garimpar e burilar o conhecimento correto são igualmente importantes e válidos. O praticante sincero, ao obter um conhecimento correto por uma das vias, sempre vai investigar sua validade à luz das 2 outras maneiras de obter o conhecimento íntegro. A convergência dos três assegura o valor irrepreensível do conhecimento correto, nos ajuda a chegar mais perto do estado de Yoga, onde a compreensão ocorre de maneira diferente da que existe nos momentos fora do estado de Yoga. A compreensão no estdo de Yoga está mais próxima da verdadeira natureza do objeto. 

Muitas vezes, as pessoas têm alguma experiência e não têm compreensão do que aconteceu, nem qualquer validação. Isto pode ser frustrante e temível, e pode gerar equívocos e sofrimento. Se uma pessoa tem apenas um raciocínio lógico, mas nenhuma experiência sensorial ou de validação pela pesquisa, pode levar a mera intelectualização. Se a pessoa só tem o conhecimento por consultar as fontes de pesquisa, sem entendimento pessoal ou experiência, que pode levar à fria memorização, como pode acontecer nos estudos acadêmicos ou com uma religião fundamentalista.

Dos cinco tipos de padrões de atividades mentais, pramana ou conhecimento correto é o que deve ser cultivado. Este processo de ver com clareza, de ver as coisas como elas são, é uma das maneiras de descrever a viagem interior, e pode revelar a Realidade Absoluta, o Verdadeiro Ser imutável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário