20101009

DYS 1.5 e 1.6 - As Cinco atividades da mente


1.5 vrittayah pancatayah klishta aklishta

Ha cinco padrões de atividade na mente.
Cada um deles pode ser benéfico e cada um deles pode causar problemas.

vrittayah = as atividades mentais são
pancatayah = cinco maneirasque podem assumir 2 diferentes formas
klishta =  Coloridos, dolorosos, doloridos, aflito ou que causa aflição, impuro, turvo. A raiz Klish significa a causar problemas; (klesha é a forma substantiva do adjetivo klishta)
aklishta =  incolor, não doloroso, que não causa sofrimento, puro, claro, não imbuídos kleshas

A qualidade benéfica ou problemática das atividades mentais não pode ser observada de imediato: somente a observação dos resultados com o passar do tempo vai mostrar o resultado de nossas ações.

As duas formas distintas que os padrões de atividade mental podem assumir são coloridos ( klishta ) ou sem cor ( aklishta ).
Vários pares de palavras podem ser usados para descrever klishta e aklishta, e cada um acrescenta um certo sabor, uma nova faceta para a compreensão do significado destas palavras.

klishta (colorido) - (não-colorido) aklishta
dolorosa - não doloroso
inútil - útil
aflitos - não aflitos
impura - pura
conturbado - tranquilo
negativo - positivo
vício - virtude
longe de iluminação - em direção à iluminação
aprisiona - liberta

Padrões chamados coloridos tem a ver com a ignorância, egotismo, normose, neurose, a apegos, aversões e medos , torcem a Realidade (realidade nua e crua) para esta mente que observa,  gerando equívocos e sofrimento (duhkha).
Os padrões sem cor não afetam a percepção da Realidade, vemos tudo como realmente é, de modo natural.

A simples observação de padrões de pensamentos se são coloridas ou não coloridas é uma parte muito útil do processo de purificação, o equilíbrio, estabilizar, ou acalmar a mente, para se chegar à  meditação profunda e à clareza mental. Observar o padrão de um pensamento ou emoção significa apenas registrar intimamente ,'Isto é colorido', ou 'Isto não é colorido'.  Da mesma forma, perceber se alguma decisão ou ação é útil ou inútil traz grande controle sobre seus hábitos da mente: simplesmente observe, e registre para si mesmo: 'Isto é útil', ou 'Isto é inútil'.


1.6 pramana viparyaya vikalpa nidra smritayah

As cinco atividades são: a compreensão correta, a compreensão equivocada, a imaginação, o sono profundo e a memória.

pramana = a cognição ou percepção real ou válida, o conhecimento certo, prova válida, visão clara, discriminação
viparyayah = cognição irreal ou pervertida, indiscriminação, conhecimento errado, equívoco, saber incorreto, não ver com clareza
vikalpah = imaginação, ilusão, fantasia, alucinação
nidra = sono profundo
smritayah = memória, recordação

Estas faculdades tendem a trabalhar juntas, com excessão de nidra: experimentamos uma mistura com diferentes proporções de cada uma delas a cada segundo do dia. Os efeitos de cada uma dessas combinações de atividades mentais podem ser bons ou maus, dependendo do que fazemos com cada combinação, ou do que cada combinação faz com conosco.

Ao aprender a observar o processo de pensamento, e então a discriminar entre estes cinco tipos de padrões mentais, nós começamos a ganhar o domínio sobre eles, e adquirimos a capacidade de controlar nossas ações, palavras e pensamentos. Podemos, então observar todo o fluxo da mente sem nos afetarmos, nos perturmarmos ou nos deixarmos envolver por ele, nos mantendo em paz. Estamos meditando!

Sem esse domínio, nos tornamos vítimas de nosso próprio processo mental inconsciente, perdendo a liberdade de escolha na vida exterior, assim como a habilidade de experimentar a meditação (profunda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário