20100929

Hatha Yoga X 'Exercícios Físicos'

Quem acredita cegamente na forma física propagada nos anos 80 do século passado = 'no pain, no gain', (academia, fitness, 'malhação', jogging) costuma manifestar uma imensa dificuldade em confiar que o Hatha Yoga possa ser uma boa metodologia para treinamento e manutenção olhando apenas o aspecto do condicionamento físico ( muscular, cardiorrespiratório ). O fato da tonificação muscular e do ‘emagrecimento*' acontecer apesar da ausência das N séries de dezenas de repetições e da falta das dores musculares causadas pelos machucados  nas células musculares -que fazem os músculos 'aparecerem' - e pelo ácido lático se torna um enigma para estas pessoas, que mesmo sentindo/vendo para crer, acabam repetindo feito papagaio o paradigma de que o que elas precisam mesmo é fazer academia.

Hatha Yoga , abordando apenas os aspectos físico, oferece benefícios equivalentes aos atribuídos a última geração de exercícios disponível em academias de ponta, que são aqueles executados com auxílio de plataformas vibratórias, a saber: ativa o sistema hormonal, neuromuscular, sistema vascular, estimula a massa óssea, tonifica a massa muscular, melhora o rendimento físico, aumenta a flexibilidade, reduz as dores musculares, melhora a elasticidade e qualidade da pele, diminui a celulite.

De quebra, Hatha Yoga ainda reeduca a respiração, os movimentos e a postura, e é unplugged, não depende da energia elétrica ou de baterias para funcionar.

Isso acontece porque o Hatha Yoga trabalha a partir da musculatura profunda, da maneira análoga à atuação das plataformas vibratórias, porém tem o charme de uma atividade vintage testada e aprovada por milhares de pessoas ao redor de todo o mundo e que pode ser praticada por qualquer um, independente de seu estado físico atual.

E aí, vai encarar e entrar no século XXI?
Vai abrir a cabeça?
Vai largar a preguiça?


‘Emagrecimento*’
Hatha Yoga afina a pessoa por fora pois:
  • Diminui os efeitos do estresse cotidiano sobre as supra-renais; ajuda a debelar a gordura ‘do mal’ que fica estacionada dentro do abdômen, entre as vísceras.
  • Tem efeito drenagem linfática: facilita a eliminação dos líquidos produzidos pelo metabolismo celular dos tecidos pelo sistema linfático;
  • Ajuda a eliminar ou a coordenar as compulsões alimentares, sem nenhuma intervenção medicamentosa;
  • Desperta o interesse pela alimentação que nutre;
  • Consome o tecido adiposo.
Além de afinar o corpo por fora, Hatha Yoga refina a pessoa por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário