20100815

Pró - Seco

Ar com pouca umidade dificulta a respiração, pode fazer estacionar o muco no pulmão e favorecer as doenças do aparelho respiratório.

Procurar manter a hidratação por dentro, da pele de dentro (pulmão) e da pele de fora é uma alternativa viável e o ambiente.

Beber bastante líquido ajuda a recuperar a água perdida pelos tecidos do corpo. Suco verde, água de coco, sucos cítricos são as escolhas que mais me trazem resultados. As piores escolhas, na minha percepção, do mais pior para o menos pior: café, chá mate ou preto ou outro que tenha cafeína.

Grande engodo para garganta: balas de gengibre com sal ou açúcar, álcool.

Manter superfícies úmidas (toalhas) ou bacias com água podem ajudar a umidificar o ambiente, na ausência de um umidificador.

Por fim, lavar as narinas com uma solução de água morna e sal (meio litro de água filtrada = 1 colher de chá de sal marinho. Fazer uma concha com as mãos, colocar a água salobra na mão em concha e aspirar pela narina até chegar na raiz do nariz, trocar o lado. Repetir até a água acabar e assoar o nariz várias vezes com sopro firme e constante, não sopro forte) podem limpar e aliviar os sintomas do aparelho respiratório. Para quem faz pranayama, jala neti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário