20100719

Emprestado


Segundo Nina Robinson,o Movimento Genuíno aplica os seguintes princípios:

1. Fechar os olhos e escutar o que está dentro de si e deixar que se expresse em movimento ou pausa, ou no que for necessário.

2. Dar umas férias para a mente e experienciar o que está acontecendo consigo a cada instante. Deixar de usar a mente como controle e comando, e entrar em contato com o corpo, os sentimentos, as imagens. A cabeça é tão física quanto os pés e abdome, e não consiste apenas de idéias abstratas que nos tiram da sensação.

3. Prestar atenção na respiração e no corpo.

4. Seguir os impulsos e sentimentos. Optar livremente por seguir um impulso ou esperar o próximo, mas estar conectado com eles,consciente deles.

9. Despreocupar-se com o ser observado, ser criticado, fazer para ser elogiado etc.

10. Ao final da improvisação (leia-se aqui Relaxamento), o professor comenta: “Conclua sua experiência vagarosamente”. São necessários alguns minutos, dependendo de cada pessoa, para concluir e abrir os olhos aos poucos.
 
12. O observador é o olho do realizador, mas não tem que lembrar tudo que ele fez, e sim estar presente, respondendo ao realizador.

13. Os observadores formam um espaço seguro para que os realizadores se expressem.
 
17. O professor concede um espaço seguro para toda a atividade, cuidando para que a interação das duplas (leia-se aqui pessoas, praticantes) e entre estas estimule a confiança– em si mesmo e no colega – e a criatividade.
 
Grifos são meus mesmo.
Emprestado da Dança Contemporânea, contemplada pelo Sistema Laban Bartenieff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário