20100627

Intimidade e Propriocepção


Atenção constante, sem tensão é uma atitude que se busca manter viva durante a prática de āsanas.

Para a maioria dos seres humanos, é um exercício de:
1) Conhecer o que é essa atitude de atenção sem tensão;
2) Lidar com as sensações que ela abarca, ou embarcar no fluir de impressões sensoriais que a atenção constante e sem tensão faz jorrar.

Para muitos, o primeiro passo chega a ser excruciante, quer pela falta de intimidade de permanecer consigo em repouso ativo, quer pela negligência em aceitar a si mesmo, quer pelo vício da mente em estar hora agitada de mais ( chamado estado de vigília) e hora totalmente abandonada (estado dormido). Muitos desistem (de si mesmos) aqui.

Vivenciada a primeira etapa, vem o segundo 'desafio' para o inquieto homo sentatus: lidar com a aparente avalanche de sensações des-conhecidas que a atenção sem tensão nas partes do corpo provoca. Nem tanto é isso, é mais um desviar a mente de seus hábitos de pensar circular-repetido feito o cachorro que corre atrás do rabo, para um registrar-sentir presente: acordar com o corpo acordado.

Quem ultrapassa essa marca vivencia algo como um alvorecer, onde percepção de si mesmo se torna clara, da mesma maneira que as cores se tornam mais precisas conforme o sol se levanta no horizonte. E se re-conhece Humano.

 a.cor.dar
(lat accordare) vtd, vti e vint 1 Despertar alguém, interrompendo-lhe o sono.
vtd e vti 2 Animar, avivar.
vtd e vti 3 Entrar em acordo.



Imagem: http://www.yoga.pro.br

3 comentários:

  1. JÁ DIZIA JUNG, "QUEM OLHA PRA FORA SONHA, QUEM OLHA PRA DENTRO DESPERTA", ENTÃO NÃO HÁ MAIS NADA A SER COMENTADO, ÓTIMO POST, BEIJO!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jorge,

    Para mim existe uma forte e clara ligação entre intimidade, propriocepção e intuição. Exercitar a intimidade com si mesmo desperta a propriocepção; a propriocepção coordenada é intuição: intuição da escolha harmoniosa do alimento para o corpo, para os relacionamentos, e pensamentos.

    Quem não olha para dentro, não enxerga (nada).
    E só, e apenas através da nossa escuta interna que podemos ver ao redor.

    BeijOM,
    você tem praticado?

    ResponderExcluir