20100113

O mundo sem ninguém


Perguntas recorrentes que as pessoas me fazem e que começa assim:

Tem certeza que eu posso ir praticar Hatha Yoga sem atrapalhar a aula pois eu :

  • sou hipertenso(a).
  • sou hipotenso(a).
  • sou cardíaco.(a)
  • meu corpo é rígido, tenho pouco alongamento.
  • tenho pouca ou nenhuma força muscular.
  • tenho muita força muscular e é difícil descontrair.
  • sofro de incontinência urinária.
  • tenho parafusos fixando minhas vértebras, na coluna.
  • tenho convulsões.
  • tenho epilepsia.
  • tenho a coluna bichada (bico de papagaio, pinçamento de vértebra, ect...)
  • estou deprimido(a).
  • não consigo ficar quieto(a), não consigo me concentrar.
  • não consigo ficar quieto(a), não consigo ficar parado(a).
  • tenho hemorróidas.
  • estou acima do peso.
  • tenho síndrome do pânico.
  • tenho ataques de síndrome do pânico durante as aulas.
  • tenho manias.
  • tenho hérnia (inguinal, umbilical, de disco)

  • (Passe por aqui mais vezes, essa lista com certeza vai aumentar. )

    SIM, você pode praticar, pode se juntar aos bons.
    É bacana (e necessário) que você me informe seu estado de saúde (física,emocional, mental) na estrevista antes da aula experimental; ou, se é aluno regular, me conte os achados, as novidades.

    Se você tem dúvidas, não sabe, nunca experimentou ou sentiu como é uma prática de Hatha Yoga apoiada no método Iyengar. Se suas dúvidas são de cunho medicinal, visite os posts daqui do blog marcados por medicina, pesquise no Google:Yoga medicina Iyengar.

    Hatha Yoga é uma prática abrangente, que raros conseguem desvendar de uma única vez, ao fazer a aula experimental. Para a maioria, recomenda-se 3 meses de prática ao menos 2 vezes por semana, para poder formar uma opinião inicial, começar a perceber se a minha pegada do Yoga é boa para você.

    Se você frequenta as aulas e pratica, esse tipo de dúvida pode ser a voz da sua preguiça te dando uma desculpa, procurando uma 'explicação razoável' para você continuar assim como está. (Se assim tá 'gostoso', por que é que você se sente incomodado(a)?) . Ou, pode ser 'falta de tempo', e como lembrou a colega de uma @-lista, 'como diz o dito popular, falta de tempo é a desculpa dos que perdem tempo por falta de método...'

    A preguiça é a única doença do ser humano que não tem cura, e segundo alguns, é a doença que leva as pessoas mais cedo para morar no cemitério.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário