20090525

Namaste


Namaste é uma forma de cumprimentar ou saudar alguém um pouco menos formal que Namascar.

'Namas' significa 'curvar-se, saudação com reverência', junto com o 'te' passa a significar saudação ou reverência à pessoa que está diante de nossos olhos.

Pode ser acompanhado do gesto de unir a palma das mãos em frente ao centro do peito, na altura do coração (anjali mudraa), porém não é um gesto de adoração a quem se encontra ao alcance do olhar. Nem guarda significado religioso. Aqui 'damos a mão estendida', talvez um gesto que evoluiu a partir da necessidade de mostrar que não estávamos armados e sim de mãos limpas; lá no Oriente as pessoas unem as mãos em frente ao peito, pronunciam 'Namastê' para pessoas próximas ou mais íntimas ou 'Namascar' para pessoas cujo trato social inspira demonstração de maior respeito.

O gesto simples e coloquial adquiriu ares poéticos nos círculos esotéricos do Ocidente, passando a significar dentro nesse contexto: 'O divino em mim sauda o divino em você'.

Cabe lembrar que não existe esoterismo nem filosofia no Oriente. Essas são invenções ocidentais: a filosofia na Grécia antiga e o esoterismo na Europa dos séculos XIX, portanto, no contexto de uma prática de Hatha Yoga atual, 'Namaste' (gesto ou palavra) é equivalente ao 'Oi' ou 'Bom dia/tarde/noite' no início ou 'Até mais ver' no encerramento, sem nenhuma conotação religiosa ou esotérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário