20090320

Nirvana Shatkam


As seis estrofes da iluminação, por Ādi Śankarācārya, também conhecidas como Ātma Shaktam, tradução de Pedro Kupfer. (Faixa 7, Chidanandarupah, do playlist do blog, na coluna da direita. Está incompleta, com os 3 versos iniciais.)



mano-buddhyahankara-chittani naham
na cha shrotra-jivhe na cha ghrana-netre
na cha vyoma-bhumih na tejo na vayuh
chidanandarupah shivo ham shivo ham


Não sou mente nem razão, não sou ego nem consciência;
não sou audição, nem paladar, olfato nem visão;
não sou espaço nem terra; não sou luz nem ar.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


na cha pranasañjño na vai pañchavayuh
na va saptadhaturna va pañchakoshah
na vak panipadau na chopasthapayu
chidanandarupah shivo ham shivo ham

Não sou o que se conhece como energia, nem os cinco alentos vitais;
nem os sete elementos, nem os cinco corpos;
não sou fala, nem mãos ou pis; nem sexo nem eliminação.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


na me dvesha-ragau na me lobha-mohau
mado naiva me naiva matsaryabhavah
na dharmo na chartho na kamo na mokshah
chidanandarupah shivo ham shivo ham


Não tenho apego nem aversão; nem ambição, nem ilusão;
orgulho e inveja não são meus;
não tenho deveres, nem objetivos, nem desejos, nem busco a libertação.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


na punyam na papam na saukhyam na duhkham
na mantro na tirtham na veda na yajïah
aham bhojanam naiva bhojyam na bhokta
chidanandarupah shivo ham shivo ham


Não sou virtude, nem erro; nem alegria nem sofrimento;
nem os mantras, nem os lugares sagrados; nem as escrituras, nem os rituais;
não sou o prazer, nem o que produz o prazer, nem aquele que o desfruta.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


na me mrtyushanka na me jatibhedah
pita naiva me naiva mata na janma
na bandhurna mitram gururnaiva shishyah
chidanandarupah shivo ham shivo ham


Não sou morte nem medo; não tenho classe social;
nem pai, nem mãe, nem nascimento são meus;
não tenho parentes nem amigos; nem mestre nem discípulos.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


aham nirvikalpo nirakara-rupo
vibhurvyaapya sarvatra sarvendriyanam
sada me samatvam na muktirna bandhah
chidanandarupah shivo ham shivo ham


Sou imutável, sem estrutura nem forma;
não sou escravo dos sentidos. Permeio todo o existente.
Sou o todo. Estou além dos condicionamentos e da libertação.
Em forma de consciência e felicidade, eu sou Shiva, eu sou Shiva.


Outras maneiras de ouvir:
1
2
3

Nenhum comentário:

Postar um comentário