20090206

Laban


‘Rudolf Jean-Baptiste Attila Laban nasceu na Bratislava (região do antigo império formado por Áustria e Hungria) em 15 de dezembro de 1879. O pai era militar a serviço do império e sua mãe uma linda mulher de tendências socialistas. Laban teve duas irmãs. Desde sua infância observava a dança dos camponeses, seus movimentos de trabalho e o movimento dos planetas, das plantas, dos animais. Na adolescência, começou a viajar amiúde para visitar o pai, que ficava baseado em diferentes lugares. Essas viagens foram marcantes em sua formação sobre o comportamento humano. Laban foi para uma escola de cadetes, porém não terminou o curso. Decidiu ser artista e procurar gente que pensava como ele (segundo suas próprias palavras). Essa decisão contrariou profundamente seu pai e nunca mais suas relações foram de afeto. Laban não obteve algum tipo de ajuda financeira por parte de seu pai. Passou por dificuldades durante toda sua vida. Partindo de sua terra natal, Laban foi para Paris onde estudou pintura, desenho (foi um excelente caricaturista), arquitetura. Estudou bale clássico, frequentava os cabarés e observava o movimento - todos os tipos de movimento. Laban viveu toda a transformação do início do século XX. Conheceu a intelectualidade e artistas de seu tempo. Teve oito filhos e muitas mulheres, às vezes mais de uma ao mesmo tempo. Viajou por toda a Europa, formando alunos e colaboradores. Laban foi muito amado e também muito discriminado por ideias à frente de seu tempo. Era também bastante contraditório, trabalhou na "Ópera de Berlim" (seu primeiro emprego fixo), na época da ascensão do nazismo. Fez a dança para abertura dos Jogos Olímpicos de 1936. Goebbels, ministro de Hitler, assistiu ao ensaio e proibiu a grande dança coral. Laban foi preso durante um ano. Ficou muito debilitado, sua saúde tornou-se frágil a partir de então. Kurt Joss (seu colaborador, coreógrafo, professor de Pina Bausch), conseguiu levá-lo para Paris e de lá para a Inglaterra. Dartington Hall foi o centro de estudos que acolheu Laban no início. Foi nessa escola que Maria Duschenes (introdutora do método Laban no Brasil) conheceu Rudolf Laban. Na Inglaterra, ele viveu o resto de sua vida e foi onde sistematizou, com a ajuda de fiéis colaboradores, entre eles Lisa Ullmann, a obra que já vinha elaborando desde 1910 . Laban era fascinado pelas múltiplas e diversas manifestações do movimento. Criou oreografias que instauraram o expressionismo na dança. É considerado, junto à Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna. Criou um sistema de notação da dança bastante completo [Labanotation ou Kinetografia] e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças corais (com até mil pessoas). Laban morreu em 1° de julho de 1958. No seu túmulo há um lápide com os seguintes dizeres:
"Uma vida para a dança Rudolf Laban".’

Breve e informativa biografia de Laban que Lenira Rengel disponibiliza em seu livro ‘Dicionário Laban'. Lenira Rengel, que é bailarina, pesquisadora e educadora somática generosa foi aluna de dona Maria Duschenes. A escrita entre [ ] é minha.

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