20090121

Shavāsana


Em Shavāsana, os braços e pernas permanecem suavemente alongados, os braços ligeiramente afastados do tronco e as pernas separadas uma da outra, para evitar o contato entre as partes do corpo. As mãos repousam com as palmas para cima, minimizando assim as informações que a pele das palmas mãos e das pontas dos dedos, que são regiões onde a quantidade e qualidade de informações táteis é intensa.

O propósito de assumir essa postura é reduzir ao máximo as informações recebidas do mundo exterior, e oferecer à mente(= consciência) a possibilidade de lançar um olhar para dentro de si mesma ao invés de fazer o que foi condicionada desde o seu nascimentoque é olhar para fora, para o que acontece fora dos limites do corpo que essa mente habita.

Com os olhos fechados e as informações que os sentidos propiciam minimizadas, 'obrigamos' a mente a pensar nas sensações do mundo exterior que os sentidos do corpo percebem. Aos poucos, a mente perde o interesse em evocar as sensações e volta-se para si mesma, os sentidos se 'fecham' e a consciência se encontra em pratyāhāra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário